quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A Praga


Ano: 2007
Título original: The Reaping
Realizador: Stephen Hopkins
Actores: Hilary Swank, David Morrissey, Idris Elba, AnnaShopia Robb, Stephen Rea

Oscares: 0
Tagline: "Thousands of years ago there was a series of bizarre occurrences that many believed to have been the Ten Biblical Plagues. No one thought they could happen again. Until now.

Sinopse: Katherine Winter (Hilary Swank) é uma ex missionária cristã que perdeu a sua fé depois de a sua família ser tragicamente assassinada e tornou-se desde então numa perita de renome mundial em desmascarar supostos fenómenos religiosos. Mas quando ela investiga uma pequena cidade do Louisiana que está a sofrer do que parecem ser pragas bíblicas, ela compreende que a ciência não pode explicar o que está a acontecer e que tem de recuperar a sua fé para combater as forças negras que ameaçam a comunidade.
*****
Apreciação: Decepcionante será a palavra de ordem para quem esperava mais, um filme ao estilo do Omen, protagonizado por Gregory Peck, em 1976. O início, cativante, é uma mordaz crítica aos milagres contemporâneos e à ignorância das pessoas, face à religião. Mas é sol de pouca dura, com a intriga a enredar-se num argumento algo confuso e inverosímel, com a pretensa sucessão de sustos, que servem apenas para mostrar alguns soberbos efeitos especiais, a desenrolar-se monotonamente, até ao epílogo final, que se queria grandioso. Nada resulta, a não ser a interpretação de Hilary Swank, que apesar disso não consegue salvar o filme. É um daqueles que me põe a pensar: "Para que é que eu gastei dinheiro nisto?"
Pontuação: 3/10